quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vencedores do Concurso Planeta Terra assistem à descoberta de um fóssil de trilobite

No passado dia 20 de Julho, os vencedores do concurso Planeta Terra 2010 ficaram a conhecer alguns dos 41 geossítios do Geoparque de Arouca.

A visita guiada começou no Centro Interpretativo e Geológico de Canelas, em Arouca, tendo o grupo de participantes visitado o museu das trilobites e a fábrica de transformação da ardósia. De destacar que alunos e professores vencedores assistiram, na "pedreira do Valério", à descoberta de um fóssil de trilobite, no exacto momento em que os funcionários da pedreira preparam uma ardósia.

Da parte da tarde a visita levou os vencedores a outros geossítios de Arouca, nomeadamente ao contacto litológico da Mizarela, ao miradouro da Frecha da Mizarela e ao granito nodular da Castanheira (ou Pedras Parideiras).
Ficou patente ao longo de toda a visita a boa disposição dos participantes e a animação de jovens e adultos.

Para a visita ao Geoparque de Arouca colaboraram as seguintes entidades: Área Metropolitana do Porto, Câmara Municipal de Arouca, Câmara Municipal do Porto, Geoparque de Arouca e Universidade Católica Portuguesa.

Fotografias da visita:
Vencedores Planeta Terra 2010_Visita a Arouca

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Terceira edição da revista electrónica: Especial Biodiversidade

Deixamos um aviso: se mesmo em criança não conseguiu "engolir" a história em que três porquinhos falavam evite por favor ler a secção FOCO. Se o invulgar não é o seu forte pode sentir-se ludibriado...

Nesta edição também o convidamos a sair à noite connosco, a descobrir o lado selvagem e a adoptar uma abelha.

Tudo na revista electrónica do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto.

domingo, 4 de julho de 2010

Concurso “Planeta Terra” termina com seis trabalhos vencedores


Já são conhecidos os seis melhores trabalhos do concurso "Planeta Terra" tendo sido atribuído prémios a 24 alunos e dez professores das escolas: Externato Santa Joana (Valongo), EB 2,3 da Agrela (Santo Tirso), EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso) e Secundária Infante D. Henrique (Porto).

Os seis prémios vencedores nas categorias A – Desenho/pintura, B – Criação plástica e C – Texto, foram seleccionados entre 155 trabalhos apresentados a concurso nos quais estiveram directamente envolvidos 545 jovens e 58 professores de 21 escolas de vários municípios da Área Metropolitana do Porto.

O grande prémio para os 24 alunos e dez professores vencedores será um passeio de um dia no Geoparque de Arouca. Além deste prémio os professores participarão no curso “Embaixadores da Sustentabilidade” promovido pela Católica do Porto – Escola Superior de Biotecnologia no âmbito dos Cursos de Verão da Católica. Todos receberam um kit de protecção do planeta Terra – composto de livros e informação sobre o planeta, produtos biológicos, materiais escolares, entre outros.

Relembra-se que o concurso foi lançado no passado mês de Janeiro, no âmbito da itinerância da mostra “Era uma Vez a Terra” em vários locais da AMP, sendo que as distinções foram entregues na cerimónia de encerramento oficial desta exposição que decorreu ontem, no Aquaplace, na Trofa, com a presença de mais de 150 jovens, professores e familiares.

Para os prémios do concurso “Planeta Terra” colaboraram as seguintes entidades: Área Metropolitana do Porto, Câmara Municipal da Trofa, Câmara Municipal de Arouca, Geoparque de Arouca, Câmara Municipal de Valongo, CCDRN, Comissão Nacional da Unesco, CP, Fundação de Serralves, Lipor, M. Sousa Ribeiro, Mimos D’Arnoia, Symington Family Estates, Universidade Católica Portuguesa.

Imagens da sessão:
Prémios Planeta Terra 2010 Trofa 4 de Julho de 2010

Filme dos trabalhos elaborados no âmbito do concurso "Planeta Terra" 2010

Este filme apresenta, de forma breve, alguns dos 155 trabalhos elaborados por 545 jovens e 58 professores de 21 escolas de vários municípios da Área Metropolitana do Porto, no âmbito do concurso "Planeta Terra 2010".


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Resultados do concurso Planeta Terra divulgados a 4 de Julho

No dia 4 de Julho, na Trofa, o CRE_PORTO premeia os grupos de alunos e professores que se destacaram com trabalhos no concurso “Planeta Terra”.
O concurso foi lançado em Janeiro de 2010 no âmbito da itinerância da Exposição “Era uma Vez a Terra” na Área Metropolitana do Porto. Destinou-se a grupos de alunos e professores dos 2º e 3º ciclos de ensino básico e tinha como objectivo principal promover a pesquisa, a compreensão e a reflexão sobre o funcionamento do nosso planeta e o impacto humano no mesmo.
Foram apresentados a concurso 155 trabalhos, dos quais saíram os vencedores nas várias categorias. Participaram 128 grupos, 545 jovens e 58 professores de 21 escolas da Área Metropolitana do Porto.
O júri avaliou os trabalhos no passado dia 16 de Junho.