quarta-feira, 21 de maio de 2014

CONVITE | Consumo Sustentável – para organizações e cidadãos

O Município de Oliveira de Azeméis está a implementar o projeto internacional “Happy Home Wallet”, cuja tradução portuguesa é “Reduzir para poupar”. O objetivo do projeto é ativar a parceria dedicada à promoção da estratégia “desperdício zero”, através do conhecimento, partilha e implementação das melhores práticas para usar de forma racional e inteligente os recursos, disponíveis para as famílias e organizações, com benefícios para os lares e a economia coletiva, bem como para a sustentabilidade ambiental. O projeto arrancou no último trimestre de 2013 e estende-se até meados de 2015. No âmbito deste projeto, o Município de Oliveira de Azeméis promove no próximo dia 27 de maio duas sessões sobre Consumo Sustentável:

14h30-16h30 | Workshop “Consumo Sustentável: combater o desperdício nas organizações”
Público-alvo: Técnicos municipais e líderes de organizações públicas e privadas

Este workshop será “tocado a 4 mãos” pela Engª. Benedita Chaves (Lipor) e pela Eng.ª Cristina Rocha (LNEG), duas entidades complementares no que diz respeito às suas competências e experiências.

A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto - é uma entidade de referência na área da prevenção e tratamento de resíduos. Desenvolve múltiplas ações, com os seus colaboradores e nos municípios onde intervém, que promovem o “desperdício zero”, desde a recuperação de equipamentos, aproveitamento de sobras, compostagem caseira de resíduos, entre outras. A Engª. Benedita Chaves partilhará estas boas práticas, bem como formas de motivar para a mudança.

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) é um organismo de investigação, demonstração e desenvolvimento que promove a inovação tecnológica ao serviço do país. Com esta ótica, a Eng.ª Cristina Rocha enfocará sobre o que as organizações devem fazer na área do consumo sustentável, expondo exemplos concretos e apresentando formas de envolver os colaboradores no processo.

Inscrição (gratuita mas obrigatória): dasu@cm-oaz.pt com nome da instituição/entidade e identificação de representante que estará presente

Local: Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Rua General Humberto Delgado, Oliveira de Azeméis | Coordenadas: 40.835991, -8.483328

18h00-19h00 | Tertúlia “Consumo sustentável: um exemplo de cidadania a seguir”
Público-alvo: Todos os cidadãos interessados

A Dr.ª Margarida Silva é investigadora na área da alimentação sustentável e professora da Universidade Católica Portuguesa (Escola Superior de Biotecnologia). Há mais de 25 anos que integrou no seu dia-a-dia um conjunto de práticas para ter uma vida com mais qualidade e com uma menor pegada ecológica. Por exemplo, escolhe criteriosamente os seus alimentos e produtos higiene pessoal e limpeza, faz uma horta biológica e instala compostores por todos os locais onde passa, tem uma preocupação em não produzir resíduos (nada se perde, tudo se dá ou transforma, ofereceu a sua televisão e faz troca direta de serviços. Nesta sessão junta o seu conhecimento académico com a sua experiência de vida para nos mostrar que é possível viver melhor sem ter necessariamente que gastar mais.

Inscrições: não necessário, entrada livre.

Local: Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Rua General Humberto Delgado, Oliveira de Azeméis | Coordenadas: 40.835991, -8.483328
Planta de localização aqui


Esta iniciativa surge no contexto do projeto internacional “Happy Home Wallet” desenvolvido pelo Município de Oliveira de Azeméis e conta com a colaboração do CRE.Porto. Participam graciosamente a Engª. Benedita Chaves (Lipor), a Eng.ª Cristina Rocha (LNEG) e a Profª Margarida Silva (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Sem comentários: