terça-feira, 17 de setembro de 2013

Basta! Eu não faço lixo...

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A promoção da educação ambiental é uma das prioridades de intervenção, servindo de suporte à sua atuação, em especial nas áreas da reciclagem e prevenção. Tudo começou em 1996, com o GIL (Gabinete de Informação LIPOR). Atualmente são 11 técnicos dedicados a esta área.
Uma das iniciativas mais emblemática e bem conhecida é a Horta da Formiga (centro de compostagem caseira, também dedicado à agricultura biológica e combate ao desperdício alimentar). Por exemplo, no curso de sobras requintadas, pode-se aprender como fritar e comer cascas de banana - quem já provou, diz que vale a pena!
Recomenda-se também uma visita ao Parque Aventura, provavelmente o projeto de requalificação ambiental de maior sucesso em Portugal (em 2012 recebeu cerca de 26.000 visitantes). No antigo aterro de resíduos nasceu um espaço onde se pode passear, praticar desporto e aprender. E a entrada custa tanto como reciclar, ou seja, nada! Basta trazer papel/cartão ou embalagens de plástico/metal. Aliás, de todas as atividades, apenas os campos de férias têm custos para os participantes.
Ambos estes equipamentos de educação ambiental localizam-se nas instalações da Lipor em Baguim do Monte (Gondomar e Valongo), sendo ainda possível visitar o Centro de Triagem (que recebe os resíduos dos ecopontos e ecocentros) e a Central de Valorização Orgânica. Aproveite um dos próximos Sábados Verdes e faça uma visita (21 de setembro ou 23 de novembro de 2013).
21 de setembro
23 de novembro
Na página da internet, recentemente renovada, os conteúdos são muitos. Sugerimos que comece pelo mais importante: como não fazer lixo. Se representa uma instituição e quiser estabelecer uma colaboração mais duradoura na área da educação ambiental, o primeiro passo é aderir ao Clube Lipor.

Sem comentários: